MENU
Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021

Touro mais pesado da 44ª Expointer é um Limousin

Touro mais pesado da 44ª Expointer

Touro mais pesado da 44ª Expointer é um Limousin

Compartilhe

Pela quarta vez consecutiva o produtor rural, e proprietário da Fazenda Boa Esperança, Edgar Lima, de Cachoeira do Sul, foi surpreendido com o peso de seus animais. Nesse ano o touro Guardião, da raça Limousin, que tem 4 anos, marcou 1245 quilos na balança montada para o julgamento de admissão dos animais, sendo assim o animal mais pesado da 44ª Expointer.
Segundo Lima, o porte avantajado é característica da raça, mas também é marca de família, Guardião é filho do reprodutor mais pesado da Expointer de 2017, o touro 3M, de 1450 quilos.
Confessando-se um apaixonado pela raça Limousin pura, o proprietário do animal, Edgar Lima, conhecido na Expointer como Cacaio, explica que o alcance de peso se deve às características genéticas. “Este animal puro tem um rendimento de carcaça acima de 60%, e em cruzas com Angus e Brangus de até 57%”, diz ele, apontando que em média o rendimento de carcaça das raças de corte (a quantidade efetiva de carne após o abate) ronda os 50%.
Lima tem um rebanho Limousin de 100 animais Puro de Origem (PO) e vem produzindo terneiros para engorda da cruza, além de Angus e Brangus, a partir de agora com bovinos Devon. O criador também enaltece a qualidade da carne Limousin, segundo ele de grande maciez e menor índice de gordura.

Foto: Cíntia Marchi

error: Content is protected !!