MENU
Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021

TEM GENTE QUE É ASSIM…

TEM GENTE QUE É ASSIM…

Compartilhe

Sei lá quem me lê, mas há de compreender que é ruim demais viver em mundo de poeta – ainda mais quando não se sabe ao certo o sentido da vida, e talvez seja essa a nossa sina, segundo Camus é isso mesmo, lutarmos contra “o absurdo da vida”, entendermos a revolta como solução para esses males.

Tem gente que é tão mesquinha, a ponto de acreditar que é mais nessa vida só porque tem mais. Tem gente que é tão canalha a ponto de esnobar o outro só porque não tem uma condição financeira igual a sua, porque não tem as mesmas vestes que a sua, porque não compra coisas de marca, porque não vive no mundinho perfeito que ela vive, porque não se alimenta de arrogância.

Tem gente que humilha, não tem empatia pelo outro, tá nem aí pro próximo, diz que faz o certo, se diz patriota, mas não cumpre com o que a lei manda.

Tem gente que não basta se divertir, tem que mostrar pra todo mundo que está sendo o maioral, e ainda por cima precisa diminuir o outro pra se erguer.

Tem gente que diz que o filho é uma maravilha, uma doçura de pessoa, mas não conhece o que ele faz numa sala de aula, e ainda acha que pode reclamar com o professor. Tem gente que não admite que está errada, de forma alguma, acredita que só o seu lado é o correto, por pura ignorância e falta de humildade, mas nas redes sociais pregam de moralistas, na rua nem te conhecem, ou se conhecem, dão um sorriso amarelo porque não tem coragem de encarar a tua elegância. (Elegância derrota arrogância)

Tem gente que é caco – como dizemos aqui na nossa região do sul – gente que não tem o que fazer e acha melhor causar infortúnios na vida alheia. Tem gente que não ri, detesta quem faz piada, mas se o outro for motivo de gozo, aí ele ri.

Tem gente que não tá nem aí pra gente.

Acredita que somos nada, só porque não temos nada no banco.

Tem gente que não tem nada a não ser dinheiro.

Tem gente que prega de moralista, mas não olha pelo próximo ali em sua frente, pedindo uma ajuda, que talvez pra ele – abonado – não seria nada, mas para o desfavorecido seria tudo.

Tem gente que sabe discursar, mas não fala o que a gente quer ouvir.

Não sabe o que a massa precisa, mas fala muito bem. A gente aguenta, é claro, para onde fugiremos?

Tem gente que é tão caco, que quando você fala algo, ela não te escuta, ela apenas quer que você pare de falar, assim ela continua a prosa.

Tem gente ruim nesse mundo – e não é de hoje – por isso que acredito num julgamento, ora, se a daqui falha, algo metafísico não pode falhar.

Tem gente que chora pela morte, todos choramos, mas não vemos a morte da ética, diariamente.

Tem gente que o conforto, o bem estar, vale mais que o irmão ali, chorando. Depois vai nas redes compartilhar mensagens de bom samaritano virtual.

Tem gente que sabe que errou – e muito – que teve uma parte da vida totalmente errante, lascada de lembrar, mas que resolveu dar a volta por cima. Que não admite mais ser tratado como qualquer.

Tem gente que não acredita mais em conversa fiada, apenas deixa rolar – como os Stones diziam.

Tem gente que se acordou! Que tá cansado desse chove e não molha. Tem gente que apenas compreende e sabe que o outro não tem mais solução. Aí cabe o quê? Cabe nada. Ou compreende, briga ou ajuda. Mas o outro dificilmente se deixará ajudar.

Tem gente que é humano.

Tem gente que não suporta ver injustiça, aí é que é gente.

Tem gente que faz! Não diz: “alguém tem que fazer algo!”

Tem gente que ainda vale a pena se acreditar.

Tem gente que salva os outros, mas os outros serão sempre os outros.

Tem gente que ri com a gente, que tu vê o sofrer escondido e quer levar um sorriso àquela pessoa, e ela sutilmente retribui do jeito dela. Isso a gente vê, já o outro não.

Mesmo assim, acredito na gente.

Acredito que gente boa não mede esforços pra te ajudar.

Que gente boa é sincera, porque quer te ajudar, não porque quer tomar o que é teu. Acredito que gente boa existe sim, e normalmente a gente nem vê.

Pois estamos muito ocupados pra pensar.

 

Abraço.

Valdir Vianna

error: Content is protected !!