MENU
Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021

São Martinho completa 57 anos de emancipação nesta sexta-feira

São Martinho completa 57 anos de emancipação nesta sexta-feira

Compartilhe

Nesta sexta-feira (27), São Martinho celebra 57 anos de emancipação político-administrativa, ou seja, mais de meio século de histórias de vida no município da Região Celeiro que é conhecido como a cidade das flores.

A história de São Martinho remete ao ano de 1920, com a chegada de famílias luso-brasileiras que se instalaram no interior do município. Sabe-se que o local já estava sendo povoado por famílias de caboclos que viviam da exploração da erva-mate nativa, e foram realocados de suas propriedades para dar lugar aos novos colonizadores que começavam a chegar ao local.

Em meados de 1935, o lugar tornou-se conhecido quando foi concluído o estradão que ligou São Martinho, conhecido como Vila Nova da Serra a Boa Vista do Buricá.

Os primeiros imigrantes que aportaram a esta terra eram, na sua maioria, de origem alemã. De 1939 a 1940, grande número de colonos começaram a chegar na região, sendo atraídos pelos aspectos geográficos, terrenos pouco acidentados, solo fértil, terra barata e fácil de trabalhar, pouco mato, em sua maioria macega, onde na época, ainda viviam grandes bandos de macacos, antas e veados.

A emancipação do município ocorreu em 27 de novembro de 1963, após a realização de um plebiscito.

Sua denominação atual originou-se do padroeiro São Martinho, que foi um célebre bispo da Igreja Católica que viveu na França.

error: Content is protected !!