MENU
Terça-feira, 24 de Novembro de 2020

Região Celeiro tem mais de 160 casos de dengue

Município de Coronel Bicaco fez a aplicação de fumacê

Região Celeiro tem mais de 160 casos de dengue

Compartilhe

Três Passos registra o maior número de casos e confirmou 1 de Zika Vírus

Com um aumento exponencial, os casos de dengue seguem aumentando na Região Celeiro. Os casos da doença começaram a ser registrados em janeiro deste ano, e desde então, os números só aumentam. De acordo com uma pesquisa feita pelo Jornal O Celeiro, são mais de 160 casos, em 10 município.
O município de Três Passos é o que apresenta o maior número de casos, chegando a 118 . Segundo informações da prefeitura municipal, diversas frentes de trabalho estão sendo realizadas, entre elas visitas para orientação, monitoramento, eliminação de criadouros e dedetização de locais com casos suspeitos e confirmados em um raio de 300 metros. Outra medida determinada pela administração municipal, é um mutirão de limpeza assistidos, que tem recolhido toneladas de lixo acumulado nos pátios de moradores. Também há aplicação de fumacê, seguindo um cronograma específico.
Outro município com casos crescentes da doença é Coronel Bicaco. De acordo com a 15ª Coordenadoria de Saúde, são 19 casos confirmados no município. No último domingo, 05, houve a aplicação de inseticida, pelo sistema fumacê, em áreas com registro de casos. De acordo com informações da administração pública, 55 quadras serão pulverizadas, atingindo todos os Bairros. Há esforços na administração, juntamente com a Coordenadoria de Saúde, para que a aplicação seja realizada em todo o perímetro urbano. Ainda haverá outras duas aplicações, nas mesmas área atuais, a fim de atacar eventuais novos mosquitos. Ao longo dessa semana, ainda foram realizadas vistorias, limpezas de piscinas, terrenos e outros locais em potencial.
Recentemente, Santo Augusto passou a registrar casos da doença. O 1° casos foi registrado no fim do mês de março; até o fechamento desta edição já haviam seis pessoas contaminadas no município. A administração pública realiza mutirões de limpeza pela cidade, na intenção de reduzir o número de casos. De acordo com informações, os casos registrados são no Bairro Getúlio Vargas (1), Glória (1), Centro (2), Bela Vista (interior do município) (1) e São João (1).
A 19ª Coordenadoria de Saúde diz que “historicamente as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti ocorrem no verão, onde as condições de clima são mais favoráveis, possibilitando a proliferação do vetor. Muitos municípios ainda não possuem o número de Agentes de Combate a endemias preconizados pelo Ministério da Saúde. Também ainda não temos um envolvimento mais direto das pessoas no combate à dengue, pois são os grandes responsáveis em sua residência pelo controle do Aedes, eliminando criadouros”.

Mutirão de limpeza foi realizado em Três Passos

Três Passos registra caso de Zika Vírus

Divulgando boletins diários, contendo informações quanto a casos suspeitos de confirmados de dengue, Zika Vírus e Coronavírus, o município confirmou nos últimos dias o 1° caso de zika. Até o fechamento desta edição, haviam quatro casos descartados e outros três aguardando coleta. O jornal O Celeiro entrou em contato com a assessoria de imprensa da administração para saber mais informações sobre o caso, porém não obteve retorno.
Uma das principais complicações de Zika é a microcefalia. A doença inicia com manchas vermelhas em todo o corpo, olho vermelho, pode causar febre baixa, dores pelo corpo e nas juntas, também de pequena intensidade. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Na maioria dos casos é uma doença branda e tem cura espontânea depois de 10 dias. As principais complicações são neurológicas e devem ser tratadas caso a caso, conforme orientação médica. Todo o tratamento é oferecido, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira o número de casos por municípios na edição impressa do Jornal O Celeiro.

error: Content is protected !!