MENU
ESTAMOS AO VIVO

NO AR: Programa 1

Terça-feira, 02 de Junho de 2020

Região Celeiro receberá nova remeça de testes rápidos

COVID19 test for diagnosis new corona virus

Região Celeiro receberá nova remeça de testes rápidos

Compartilhe

Deve começar nesta quinta-feira, 14, a distribuição de novos lotes de testes rápidos para detecção de anticorpos de Covid-19. O governo do Estado destinou mais de 135 mil testes, que chegarão a todas as cidades gaúchas, divididos de acordo com critérios populacionais e epidemiológicos.
Segundo informações, nesta 3ª remessa a Região Celeiro receberá 2.140 testes. Ao todo, o governo do estado destinou 4.340 testes rápidos para os 21 municípios Celeiros. A nível estadual, são mais de 240 mil testes distribuídos pela Secretaria Estadual de Saúde.
O coordenador do Centro de Operações de Emergência da Secretaria de Saúde, Marcelo Vallandro, destaca que isso agora passa a considerar, desde que estejam com sintomas, as pessoas com mais de 50 anos e profissionais que trabalhem em veículos de transporte de cargas e no transporte coletivo de passageiros. Também passam a ser testados as pessoas que residam com quem teve confirmação laboratorial para COVID-19 (contactantes domiciliares), incluindo as situações quando se identifica um caso em instituições de longa permanência de idosos (ILPI).
São critérios para a distribuição das 5.467 caixas com os testes (cada uma com 20 unidades) aos municípios: Quantidade de profissionais da saúde (segundo CNES/Ministério da Saúde); População acima de 50 anos (dados FEE-RS); Municípios com casos confirmados para COVID-19 (SES/RS); Municípios com novos casos confirmados para COVID-19 que não haviam recebido caixas por esse critério nas remessas anteriores (SES/RS); e Número de leitos para atendimento a síndromes gripais
Foi garantido o número de ao menos uma caixa por município além de um estoque de mais 26 mil testes nas 19 coordenadorias regionais de saúde (para uso em situações estratégicas como (surtos, óbitos acima da demanda, entre outras circunstâncias especiais). Também foi reservado uma cota de testes para uso na pesquisa de amostragem da população pela UFPEL e para a área da Segurança Pública Estadual.

Confira a distribuição por município.

Na edição impressa deste final de semana você confere mais informações sobre os avanços da pandemia na Região.

Colunistas

error: Content is protected !!