MENU
Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020

Região Celeiro dividida em bandeira laranja e amarela

Apresentação foi feita pelo governador, Eduardo Leite, e pela secretária estadual de planejamento, orçamento e Gestão, Leany Lemos.

Região Celeiro dividida em bandeira laranja e amarela

Compartilhe

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 30, o novo modelo de distanciamento controlado a ser seguido no Rio Grande do Sul, como parte do enfrentamento a pandemia do coronavírus. O anúncio foi feito via transmissão pelo Facebook pelo governador, Eduardo Leite, e pela secretária estadual de planejamento, orçamento e Gestão, Leany Lemos.
De acordo com informações, a inciativa é baseada em uma série de critérios científicos e de pesquisa, e parte de quatro estágios de controle a partir de cores de bandeiras, os quais foram determinados pelo governo estadual para definir as restrições proporcionais. Elas levam em conta o nível de segurança do contágio da Covid-19 e o respectivo impacto econômico, para setores como educação, comércio, serviços, indústria, transportes e agricultura. As bandeiras vão da amarela, na situação mais branda, passando por laranja e vermelha até a preta, quando seria necessário o isolamento social total (lockdown).
A bandeira final de cada região foi calculada a partir de 11 de indicadores, para os quais são atribuídos pesos diferentes, de acordo com a importância do dado. Há uma regra para redução da bandeira: se a região teve cinco ou menos casos confirmados no período de 14 dias, a bandeira é reduzida em um nível.
A Região Celeiro, que engloba os municípios de Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Chiapetta, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Inhacorá, Miraguaí, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha, foi classificada como bandeira amarela e laranja.
Com a bandeira vermelha, o comércio deve fechas as portas
Os protocolos do que pode ou não funcionar em cada bandeira ainda estão sendo elaborados pelo governo do Estado. De acordo com informações, nas regiões com bandeiras amarela e laranja, os prefeitos tem autonomia para determinar o que deve permanecer aberto.
As regiões de Lajeado e Passo Fundo foram as únicas do Estado que receberam classificação de bandeira vermelha, e com isso, o comércio deverá ser fechado a partir dessa sexta-feira, 01. Nenhuma região ficou com bandeira preta neste primeiro momento.
Segundo Eduardo Leite, as classificações serão reavaliadas semanalmente e podem ser alteradas mediante novos índices e critérios apresentados pelos municípios e regiões.
O governo do Estado lançará ao longo desta sexta-feira um decreto de transição que ficará vigente até a publicação da norma que definirá o distanciamento social controlado no Estado. Na prática, as regras transitórias devem valer apenas durante a semana que vem para que o distanciamento controlado seja implementado na primeira quinzena de maio.

Confira a distribuições de regiões no mapa

A área circulada demonstra a localização dos municípios da Região Celeiro

Confira como ficou a divisão por município aqui

Barra do Guarita – R15, R20 / Bom Progresso – R15, R20 / Braga – R15, R20 / Campo Novo – R13 / Chiapetta – R13 / Coronel Bicaco – R15, R20 / Crissiumal – R13 /  Derrubadas – R15, R20 / Esperança do Sul – R15, R20 / Humaitá – R13 / Inhacorá – R13 / Miraguaí – R15, R20 / Redentora – R15, R20 / Santo Augusto – R13 / São Martinho – R13 / São Valério do Sul – R13 / Sede Nova – R13, Tenente Portela – R15, R20/ Tiradentes do Sul – R15, R20 / Três Passos – R15, R20 / Vista Gaúcha – R15, R20

A apresentação completa você confere aqui

error: Content is protected !!