MENU
Terça-feira, 24 de Novembro de 2020

Presidente da ALRS acompanha ministro da Infraestrutura em vistoria às obras da ponte do Guaíba

Presidente da ALRS acompanha ministro da Infraestrutura em vistoria às obras da ponte do Guaíba

Compartilhe


Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, vistoriou na tarde desta segunda-feira (26) as obras da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre. Na passagem pela capital, o ministro fez uma atualização sobre investimentos que estão sendo feitos em estradas, portos, aeroportos e ferrovias pelo interior gaúcho.
 
Além de vistoriar a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com aporte privado de cerca de R$ 1 bilhão, o ministro mencionou investimentos nos aeroportos de Caxias do Sul, Santa Rosa, Passo Fundo e Santo Ângelo. Também foram abordadas melhorias em estradas, como na BR-285 e a duplicação das BRs 290 e 116. No trecho entre Porto Alegre e Pelotas, a expectativa é ter mais 28 quilômetros entregues em novembro e todo o trecho concluído até o fim de 2021. Na região metropolitana, estão previstos ainda o alargamento da ponte do Rio dos Sinos e a construção de um novo viaduto no bairro Scharlau, em São Leopoldo.
 
Ainda na passagem pelo Estado, o ministro homologou o aprofundamento do novo calado do Porto de Rio Grande, que terá manutenção permanente garantida com a tarifa portuária. Além da atualização de obras federais que estão em andamento no Rio Grande do Sul, o ministro confirmou a retirada da poligonal portuária em Porto Alegre, permitindo que o Estado decida sobre o futuro do Cais Mauá.
 
Na ocasião, o deputado Ernani Polo solicitou ao ministro especial atenção às obras de infraestrutura em todo o Rio Grande do Sul.
 
No caso da nova Ponte do Guaíba, Tarcísio de Freitas afirmou que a expectativa é liberar o tráfego de veículos na travessia em novembro ou dezembro deste ano. Na nova ponte, o ministro, autoridades locais e engenheiros da construtora percorreram o canteiro de obras, incluindo o ponto mais alto da travessia, que fica a 40 metros de altura em relação ao nível do Guaíba. A nova ponte é três vezes mais alta do que a antiga para que navios passem pelo trecho sem obstáculos como ocorre atualmente.
 
Também acompanharam a vistoria às obras da ponte os deputados federais Bibo Nunes e Daniel Trzeciak.
Fonte: Ernanipolo Assessoria
error: Content is protected !!