MENU
Terça-feira, 27 de Outubro de 2020

Prazo para registro de candidaturas termina neste sábado, 26

Prazo para registro de candidaturas termina neste sábado, 26

Compartilhe

Encerra às 19h deste sábado, 26 de setembro, o último prazo para que partidos políticos e coligações apresentem a Justiça Eleitoral, o requerimento de candidatura de seus candidatos, sendo possível a transmissão vida internet até às 08h.

Considerando que têm sido comunicadas ao TSE significativas dificuldades na transmissão de arquivos via internet, e para minimizar o risco de acúmulo de registro no prazo final, na última sexta-feira (18), o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, assinou a Portaria nº 704, que permite a entrega dos registros fisicamente a desde a última segunda-feira, 21 de setembro.

De acordo com a Portaria, “a restrição ao atendimento presencial prevista no artigo 2º da Resolução TSE n° 23.630/2020 não se aplica às hipóteses de inviabilidade técnica do envio, pela internet, dos arquivos gerados no CANDex, ficando expressamente autorizada, a partir do dia 21 de setembro de 2020, a apresentação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e do Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) por mídia entregue nos cartórios eleitorais”.

DivulgaCandContas

O DivulgaCandContas, sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições Municipais de 2020, já pode ser acessado no endereço divulgacandcontas.tse.jus.br.

Desenvolvida pelo TSE, a ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo, acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, bem como todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes.

À medida que os candidatos solicitam seus registros à Justiça Eleitoral, o TSE divulga todos os dados do concorrente no sistema.

Atualização da Região

Até o momento, grande parte dos municípios da Região Celeiro já constam na plataforma. No local, há informações como nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereadores, coligações, números para votos, declarações de bens e outros. O julgamento das solicitações de registro de candidaturas deverá levar alguns dias.