MENU
ESTAMOS AO VIVO

NO AR: Programa 1

Terça-feira, 02 de Junho de 2020

Paróquia São João Batista cancela celebração festiva de São João

Paróquia São João Batista cancela celebração festiva de São João

Compartilhe

Uma nota divulgada pelo Cônego, Jocemar Fontana, nesta semana, informou que após reunião realizada com o Conselho Paroquial, equipe de festeiros e pais dos candidatos a rei e rainha, que o evento de celebração festiva de São João Batista, padroeiro da paróquia, está cancelado.
“Vivemos este tempo de insegurança, incertezas e isolamento social em função da pandemia causada pelo contágio do coronavírus – Covid-19. É bom destacar que festeiros e candidatos a rei e rainha estavam iniciando os trabalhos, porém diante do isolamento, tudo ficou paralisado. Assim, tendo em vista essa crise mundial e as recomendações de não convívio social, e o evitar as aglomerações e pensando também e principalmente na saúde de nossos queridos paroquianos, achamos por bem cancelar todas as atividades que seriam feitas para celebrar São João Batista, pois não temos certezas futuras de até onde vai tudo isso. Algumas atividades já teriam que estar acontecendo, porém, na situação atual não é possível”, justificou.
Com isso, ficou definido que:
– Festeiros 2020 vão ficar responsáveis pela celebração festiva de 2021;
– Não haverá os quitutes como pés – de – moleques, cucas e assados pelo fato de envolver aglomeração de pessoas, sendo que muitos colaboradores são nossas queridas pessoas idosas, muitos já no grupo de risco.
– Não haverá os roteiros com as imagens dos padroeiros pelas comunidades da paróquia pelo fato de ter aglomeração;
– No dia 24.06.2020 – Vamos rezar e pedir a intercessão de São João Batista para que até lá o coronavírus tenha sumido do planeta e assim podermos ter a Santa Missa do padroeiro com um grande número de fiéis presentes. Porém, no caso de permanecer as restrições de público, faremos uma grande e belíssima carreata com a Imagem do Padroeiro São João Batista, para homenagear nosso padroeiro, sendo que final da carreata será feita a benção dos veículos e das famílias com todos os cuidados recomendados. Os reis e rainhas 2020 participarão dessa homenagem. Após a carreata e benção, havendo ainda em vigência a norma de evitar aglomerações, será realizada a Santa Missa com grupo de pessoas reduzido, sendo transmitida pelos meios de comunicação. Nesta missa será feito o coroamento dos reis e rainhas, valorizando o trabalho feito pelas crianças e seus pais. Os reis e rainhas de 2019 irão estar presentes também.
– Os trabalhos de arrecadação dos votos dos reis e rainhas, foram encerrados também um comum acordo com os pais, diante das recomendações dos cuidados a serem tomados. As crianças irão participar de algumas atividades de 2021.
– Quanto a fogueira de São João Batista, possivelmente a faremos na noite do dia 23.04.2020 a partir das 19:30h. Vale as mesmas regras do dia 24.06. Caso esteja liberada a presença de público, a comunidade será convidada a participar, caso contrário à fogueira será de forma privada com algumas pessoas com transmissão por live no facebook.
– Diante desta decisão tomada, gostaria de deixar claro que não será feita visitas nas casas ou comércios, pedindo ou buscando donativos. Portanto, se alguém for em sua casa ou comércio pedindo donativo para a festa de São João Batista, você não deve dar, pois ninguém estará autorizado a fazer isso a partir da divulgação deste ofício. Havendo algo diferente, ou necessidade de buscar alguma doação, será avisado pelo pároco desta paróquia ou dada autorização para membros do conselho paroquial o fazerem.
O Padre lembrou que ainda “das festividades de São João Batista, provém parte dos recursos financeiros para o investimento na manutenção e conservação do patrimônio, sendo que a entrada financeira mensal nem sempre cobre os gastos do mês na Paróquia. Os recursos vindos da generosidade dos membros da Paróquia, é a fonte que ajuda a manter a Paróquia no seu todo, principalmente no trabalho da evangelização que há uma necessidade muito grande de se investir. Tendo presente e consciência que muitas serão as dificuldades para as diversas realidades de nossas famílias, mas também preocupado com as despesas da paróquia, quero pedir carinhosamente a você paroquiano para que cuides do seu dízimo, e também, você que está ciente das necessidades de sua Paróquia e costuma anualmente fazer a sua oferta em honra a São João Batista, além do dízimo, deixe a sua oferta na secretaria paroquial. A oferta deve ser feita em dinheiro ou cheque. Agradeço muito a sua compreensão e generosidade neste aspecto”.
Por fim, o cônego pediu a compreensão de todos, agradeceu aos envolvidos e solicitou que todos cuidem da sua saúde. “Deixo aqui o agradecimento aos candidatos (as) a rei e rainhas e aos pais pela alegria com que aceitaram a missão e o dedicado trabalho feito até o momento. Agradeço a equipe de festeiros que alegremente haviam iniciado os trabalhos e que se dispuseram a conduzir as festividades de 2021. Agradecimentos às pessoas que de uma forma ou outra já estavam ajudando ou que já contribuíram. A todos nossa gratidão. Por fim, peço a compreensão da nossa comunidade paroquial diante deste encaminhamento, que tem por objetivo cuidar e zelar do bem mais precioso que é a sua vida. Procuremos cuidar de nossa saúde física, seguindo as orientações dadas pelas autoridades ligadas à saúde, mas acima de tudo, vamos também cuidar e zelar profundamente de nossa saúde espiritual. Estejamos unidos em oração, fortalecidos na fé, sendo amáveis, caridosos e fraternos, pois este é o caminho que vai nos fortalecer e nos proteger contra os males e nos levar um dia a verdadeira vida. São João Batista! Rogai por nós e intercedei a Deus por nós. Um grande abraço fraterno na paz de Cristo e que Deus vos abençoe”, finalizou.

Colunistas

error: Content is protected !!