MENU
Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020

Nove cidades decretaram situação de emergência devido à estiagem

Nove cidades decretaram situação de emergência devido à estiagem

Compartilhe

Nove municípios gaúchos já enviaram documentação à Defesa Civil informando que decretaram situação de emergência devido ao tempo seco e à pouca chuva registrada desde o final de 2019 no Estado. A iniciativa das prefeituras visa a facilitar o recebimento de recursos e também amenizar os problemas dos agricultores, ajudando também a renegociação de dívidas.
As cidades que decretaram emergência são: Chuvisca, Camaquã, Cerro Grande do Sul (Sul), Pantano Grande, Sinimbu, Venâncio Aires (Vale do Rio Pardo), Boqueirão do Leão (Vale do Taquari), Maquiné (Litoral Norte) e Mariana Pimentel (Centro-Sul). Ainda falta o reconhecimento da situação pelo Estado e a homologação, parte que costuma demorar mais no processo e que depende do governo federal.
O prefeito de Camaquã, Ivo Ferreira de Lima (PSDB), afirma que um cálculo feito pela Emater estima prejuízo superior a R$ 70 milhões nas lavouras do município, especialmente no tabaco, milho, soja e feijão. Não entra na conta aquilo que está plantado e não irá se desenvolver devido à pouca água.

Confira na edição deste final de semana do Jornal O Celeiro mais detalhes sobre o assunto.

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br

Colunistas

error: Content is protected !!