Política

Reforma da Previdência será debatida em audiência pública com o senador Paulo Paim nesta quinta em Tenente Portela

Uma audiência pública regional irá debater a proposta de Reforma da Previdência, nesta quinta-feira (25), em Tenente Portela. O evento, que é aberto à participação de toda comunidade, acontecerá a partir das 19 horas, na Cripta da Igreja Nossa Senhora Aparecida e terá a presença do senador gaúcho Paulo Paim (PT), do advogado previdenciário, Daisson Portanova, e da primeira suplente do mandato do senador Paim, a agricultora Cleonice Back, presidente do Sintraf de Tiradentes do Sul e ex-coordenadora regional da Fetraf-RS.

O senador Paulo Paim é o coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social no Congresso Nacional e têm percorrido o país debatendo a Reforma da Previdência (PEC 06/2019) enviada pelo governo federal para a Câmara dos Deputados e aprovada com modificações na primeira votação. O tema voltará a ser debatido no mês de agosto.

Paim, foi o proponente e presidente da CPI da Previdência que em seu relatório final provou que não há déficit. De acordo com o senador, “a CPI identificou e concluiu que o problema da Previdência é de gestão, sonegação, dívidas não cobradas, ausência de fiscalização mais rigorosa, desonerações e desvinculação de receitas”.

Como alternativas à reforma da Previdência, Paim defende o fortalecimento dos órgãos de fiscalização e controle, revisão do modelo atuarial, auditoria da dívida pública, fim das desonerações, cobrança dos grandes devedores da Previdência e o combate às fraudes e sonegações.

O evento alusivo ao dia do colono e do motorista, amanhã, é uma iniciativa do Sintraf – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Tenente Portela e Comitê Regional Celeiro, e conta com o apoio da Cresol, Emater/RS, Comitê Regional em Defesa da Previdência Pública, Coletivo de Mulheres, Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tenente Portela e Grupo Ecumênico das Igrejas de Tenente Portela.