Cidades

Secretaria de Saúde de Coronel Bicaco desenvolveu atividades do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Foi uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina(CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora. O carro era um Mustang 68, restaurado e pintado pelo próprio Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio "fita amarela".

A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Bicaco/RS realizou durante o mês de setembro, atividades alusivas ao tema, finalizando o mês, na Unidade Básica de Saúde, com dados estatísticos, orientação à população, bem como os funcionários da unidade, cantaram uma música deixando a sua mensagem de motivação.

Por meio desta campanha, a Secretaria buscou conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.