Cidades

Santo Augusto: quatro novas médicas são apresentadas ao município

As profissionais atuarão em diferentes Unidades Básicas de Saúde
O prefeito Naldo Wiegert e as médicas Gabriela Hining, Aline Binsfeld, Ana Luisa Freitas e Jardelli Uhtra, além da Secretária de Saúde Cleoni Fagundes e o Vice-prefeito Marcelo Both. (Foto: Douglas Cavalini/O Celeiro)

Na tarde desta quinta-feira, 10, foram apresentadas quatro novas médicas que atuarão em Santo Augusto. Em coletiva realizada no auditório da Prefeitura Municipal, as profissionais apresentadas foram Aline Fritzen Binsfeld, que atua na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 5 – na Zona Oeste; Ana Luisa Machado Freitas, que atua no interior, na ESF 4; Gabriela de Moura Hining, atuando na ESF 6, no centro, e Jardelli Pires Uhtra, que começa a atuar hoje (10) na ESF 1 - Novo Milênio.

As médicas chegam para preencher as vagas que foram abertas depois da decisão do Governo de Cuba de interromper a participação de seus profissionais no Programa Mais Médicos. Das 4 médicas, 3 vieram pelo Mais Médicos, e uma quarta foi contratada em caráter emergencial, substituindo outra que está em licença maternidade.

Em entrevista, o prefeito Naldo Wiegert declarou que a sensação é de alívio. “A palavra é alivio. Fomos pegos de surpresa [com o desligamento dos médicos de Cuba], mas bem nessa época já estávamos em contato com Brasília”, conta o prefeito. Ele destacou a qualidade das novas médicas e o interesse de atuarem no município. “É uma satisfação, porque são bons profissionais e há necessidade de o profissional escolher o município onde ela quer ir”, disse.

Com essa chegada, Santo Augusto repõe em 100% as necessidades de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

Hospital sem atendimento

O anúncio vem em um momento onde o Hospital Bom Pastor sofre por falta de verba, atendendo somente em caráter de urgência e emergência. O prefeito também se comprometeu a destinar recursos próprios do município para custear a folha atrasada do hospital, mas aguarda aprovação da Câmara dos Vereadores para encaminhar o recurso.

 

Confira abaixo a galeria de fotos da apresentação das novas médicas: