Caderno Rural

Proprietários de imóveis rurais já podem emitir o CCRI 2019

Os proprietários de imóveis rurais  cadastrados junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA devem emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR referente ao ano de 2019.

Os agricultores poderão emitir o CCIR através da Internet pelo endereço eletrônico da Declaração de Cadastro Rural (DCR) https://sncr.serpro.gov.br/dcr, no Portal do Cadastro Rural www.cadastrorural.gov.br e também através de aplicativo SNCR-Mobile disponível para “smartphones”, e após, para que o CCIR seja validado, deverá efetuar o pagamento da taxa cadastral na rede de atendimento do Banco do Brasil.

Os agricultores que não conseguirem emitir o seu CCIR via internet devem procurar UMC/INCRA localizada junto a Secretaria para maiores informações.

O CCIR é indispensável para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. É essencial também para a concessão de crédito agrícola, pois é exigido por bancos e agentes financeiros. A obrigatoriedade de apresentação do certificado nestes casos atende dispositivos da Lei n.º 4.947/1966 e Lei n.º 10.267/2001. O CCIR também é um documento necessário para benefícios da Previdência Social.

*Informações prefeitura de Santo Augusto