Geral

Pedro Henrique Brair: A importância da sua origem para construir um império

A convite da Acisa, Pedro Henrique Brair, encheu o CTG Pompílio Silva de olhinhos ansiosos pela sua apresentação. O que viria pela frente? Uma palestra cheia de dicas para a vida, lições boas e curiosidades. Afinal, não é sempre que podemos tomar o tempo de um empresário tão ocupado. Obrigada Pedro Henrique Brair. Obrigada Acisa por tê-lo feito o convite. Confira abaixo, trechos do Case de Sucesso do Presidente da Rede de Farmácias São João, que narrou sua carreira no CTG Pompílio Silva na última sexta-feira(5). Mais de 500 pessoas estiveram presentes.
Olhos e ouvidos focados no empreendedor Pedro (Foto: Adavilson Kronbauer)

"Sobreviver em um mundo canibal


Onze mil colaboradores e mais de 700 lojas, é uma turbulência todos os dias. Há todo momento há situações que não estão previstas. Ontem a noite me falaram que havia uma continha para pagar sobre licença de um sistema, eu imaginei uma conta de 20/30 mil reais. Então perguntei: e o valor? 2 milhões e 800 mil reais. Não é fácil ser empresário no Brasil, vocês não tem ideia. Temos que ser malabaristas para sobreviver em um mundo canibal, onde os holofotes estão todos focados na gente.
 

A importância da informação correta


Quando alguém da equipe está muito seguro tenho medo que seja excesso de vaidade. Certa vez tínhamos que resolver algo e precisávamos de informação. Peguei meus 20 advogados e fizemos contato com os três maiores escritórios de advocacia do Brasil. Assim tivemos segurança pois tivemos uma tranquilidade maior, pois as três empresas de advogados de São Paulo nos deram três informações semelhantes. Tivemos certeza que o que faríamos era o certo. Quanto vale uma decisão correta? Quanto vale uma informação correta? A conta assusta mas não há preço que pague tomar a atitude correta. A informação correta não tem preço.

 

Abre teu coração


Criamos essa expressão “abre teu coração” para uma atividade que fizemos na Rede de Farmácias São João, uma espécie de câmbio de informações: nós fizemos um negócio bacana. O que significa? Criamos uma relação de confiança com outra empresa que não é da nossa região, a empresa abre as estratégias dela e nós abrimos as nossas. É aquela velha história, se tu tens uma ideia boa e o outro tem outra ideia boa, os dois trabalhando juntos podem evoluir, crescer. Essa troca é extremamente salutar. Eles aprendem coisas conosco e se surpreendem, e nós nos surpreendemos com coisas que eles fazem, em vários campos: tributário, informático, comercial, etc. Nossos especialistas de diversos setores chegam lá e ficam vários dias trocando experiências, uma troca muito saudável. 

 

Jogo de xadrez

Imagine um jogo de xadrez onde as regras são diferentes e as peças são diferentes, no Brasil o cenário tributário é exatamente este. Nós somos a segunda carga tributária sobre os bens de consumo – bens que compramos em supermercados, postos de combustíveis e farmácias. O mundo opera em média com, no máximo, 6% de tributos sobre medicamentos, o Brasil opera em 36% a 40%. Temos uma complexidade muito grande: hoje 27 legislações diferentes, o regulamento do Rio Grande do Sul tem 10 mil páginas, com alterações frequentes. Na Rede de Farmácias São João temos 100 pessoas que trabalham somente para cumprir obrigação tributária, seja com governo federal, estadual e municipal. 

 

Convivência


Somos a média das 4 pessoas que mais convivemos. Por isso convivam com pessoas positivas, inteligentes que não façam fofoca. Andem com pessoas do bem que querem desenvolver, olhe bem: ocupe seu tempo com pessoas que valem à pena.

 

Lei


A lei que mais funciona e que mais nos transmite ensinamentos é a leitura. Leiam.

 

A origemn

Valorize o lugar de onde você veio, valorize as pessoas, e o local onde você nasceu. Sem nossas origens não somos felizes, precisamos manter com carinho os que sempre estiveram no nosso lado. Tenho carinho por todos os santo-augustenses que me ajudaram a construir tudo o que tenho hoje. Para mim é um prazer enorme estar aqui".