Esporte

Jogos Rurais Sol a Sol, a força do interior de Bom Progresso

A proposta do evento foi integrar as famílias rurais entre as diferentes faixas etárias
A próxima edição dos Jogos Rurais Sol a Sol está prevista para 2021/Foto: Ascom Bom Progresso

A 11º edição dos Jogos Rurais Sol a Sol no município de Bom Progresso teve como sede a localidade de Lajeado Pessegueiro. O evento foi organizado pela comunidade de Lajeado Pessegueiro, Emater, Prefeitura Municipal, e contou com apoio da Sicredi e Cotricampo. A abertura do evento contou com pronunciamentos do  chefe da EMATER/RS Regional, Carlos Turra, do secretário geral Jarbas Heinle, da extensionista Anelise Kehl e do vice-prefeito, Douglas Diesel.

As modalidades esportivas de integração entre as comunidades começaram pela manhã, atraindo centenas de pessoas, vindas das localidades de Linha Madeirão, Lajeado Anacleto, Linha Biriva, Lajeado Biriva, Sanga da Senhorinha, Vila Nélson Bones, Cavalcante, Linha Dois Irmãos, Olhos DÁgua, Pinhalzinho e sede de Lajeado Pessegueiro, além de visitantes de outros locais que prestigiaram e se divertiram com o evento.

Em disputa acirrada pelos primeiros lugares, a 11º edição teve sua classificação final na seguinte ordem.

1º Lugar Geral – CAVALCANTE, NÉLSON BONES E SANGA DA SENHORINHA com 180 pontos;

2º Lugar Geral – LAJ. PESSEGUEIRO, VAU DO HORÁCIO E MADEIRÃO com 135 pontos;

3º Lugar Geral – PINHALZINHO com 95 pontos;

4º Lugar Geral – LINHA BIRIVA com 80 pontos;

5º Lugar Geral – OLHOS DÁGUA, LINHA DOIS IRMÃOS com 45 pontos;

6º Lugar Geral – ANACLETO, LAJEADO BIRIVA com 35 pontos.

Para os organizadores, o evento, que teve a proposta de integrar as famílias rurais, com diferentes faixas etárias, atingiu seu objetivo. Segundo Douglas Diesel é importante realizar este tipo de evento nas comunidades, valorizando e criando laços de amizades entre as comunidades rurais. Já Jarbas Heinle enfatizou que os Jogos Sol a Sol têm entre seus objetivos promover o desenvolvimento físico, social e cultural, além de angariar fundos econômicos para usarem em necessidades comunitárias. Nesta edição cerca de 25 modalidades foram disputadas entre elas, vôlei, futebol, debulha de milho, corte de lenha, 48, escolha da Garota Sol a Sol e do Casal Simpatia, entre outras que envolveram todas as comunidades rurais.

A próxima edição dos Jogos Rurais Sol a Sol terá como sede a localidade de Linha Biriva. O evento está previsto para 2021.