Política

Frente Parlamentar de Apoio à Avicultura Gaúcha é instalada na Assembleia Legislativa

Na quarta-feira, 26, a Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar de Apoio à Avicultura Gaúcha. A proposição, de autoria do Deputado Estadual Aloísio Classmann (PTB), com o apoio de outros 52 parlamentares, tem o objetivo de ser parceira do setor avícola, oportunizando espaço de diálogo e auxílio na construção de políticas públicas que venham fortalecer a área, contribuindo, assim, com o desenvolvimento econômico e social do Estado.

 

Ao destacar a importância da avicultura gaúcha, Classmann lembrou que a mesma é a terceira maior produtora de frango de corte do Brasil e a terceira maior exportadora do País. “A atividade avícola assume papel de destaque no Rio Grande do Sul, estando presente em 240 municípios, com 7.500 famílias de produtores integrados de frango de corte em plena atividade, gerando 44 mil empregos diretos e 800 mil atividades indiretas, com a geração de empregos, serviços e produtos em outras áreas”, apontou.

 

O parlamentar também abordou dados referentes à expressiva produção e exportação de carne de frango e ovos do último ano, reforçando a necessidade de melhorias na área. “Como filho de agricultores, sei o quanto o trabalho de homens e mulheres do campo é fundamental. Ainda são necessários muitos avanços na avicultura, como um programa de incentivo para melhor qualidade do milho; políticas de fomento às exportações e de defesa sanitária; ações para prospecção de mercados, entre outras demandas que estaremos juntos aos produtores e entidades”, destacou Classmann.

 

O Diretor Executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) e do Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas no RS (SIPARGS) e também Coordenador do Programa Ovos RS, José Eduardo dos Santos, destacou a importância da Frente Parlamentar. “Estamos à disposição para somar nessa importante iniciativa que vem valorizar o agronegócio gaúcho. Vale lembrar que o Brasil é um dos poucos países livres da influenza aviária, o que reforça a necessidade de continuarmos avançando na questão da qualidade de inspeção e sanidade”, finalizou.

 

Também se pronunciaram no evento, o Presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara e o Diretor Institucional do Gabinete do Vice-Governador, Juarez Hampel. Prestigiaram o ato, deputados estaduais e representantes de dezenas de municípios, órgãos e entidades ligados ao setor avícola.