Geral

Dia de Mobilização pela educação, IFFar realiza aula pública

Professores, funcionários e estudantes participaram de manifestações em todo o país em defesa da educação pública de qualidade e contra a reforma da Previdência

O dia foi de mobilização pela educação no Brasil,  em todos os estados do país foram realizadas manifestações contra o bloqueio de recursos na educação. O Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto realizou uma aula pública na praça Pompílio Silva.

O ato aberto para comunidade surgiu a partir dos movimento de segunda-feira,15, uma exposição realizada no salão paroquial das atividades  científicas e culturais desenvolvidas no IFFar. A diretora social do grêmio estudantil, Pabola Graupe de Almeida, contou sobre a ideia aula pública “a ideia surgiu a partir do movimento de segunda-feira, então em reunião com o sindicato dos servidores do IFFar (Sinasefe), resolvemos que faríamos uma ação didática mas com a participação da comunidade.

A aula foi uma ação do movimentos estudantil, sinasefe, com o apoio do cpers e do IFFar. O tema da aula pública foi a “Reforma da Previdência”, a professora Isabel Padoin afirmou a importância de trazer o debate para a comunidade, “fazer esse debate dentro do IFFar restringiria aos alunos, então resolvemos trazer essa conversa para dentro da comunidade. É importante que a população entenda o que é a Reforma da Previdência, que o déficit da previdência é fruto de uma má gestão e não são os pobres que estão falindo com a previdência”.

Atos foram registrados em ao menos 161 cidades do país com paralisação de universidades e escolas.