Geral

Ar polar intenso atinge o Brasil nesta semana

Há possibilidade de precipitação de neve no sul do país

O tempo deve mudar nesta semana em boa parte do Brasil devido à penetração de uma frente fria, com ar polar bastante intenso embutido. 

O Cptec/Inpe e o Inmet adiantam que a mudança será brusca, onde o sistema frontal, entre segunda e quarta-feira, trará chuva e queda de temperatura para boa parte da Região Sul, com exceção da metade norte do PR.

Neste mesmo dia, modelos numéricos indicam elevada possibilidade de precipitação de neve – inclusive com acumulado, sobre inúmeros municípios do nordeste do RS e em boa parte do meio-oeste e sul de SC. Também há sinalização para neve no sudoeste e sul do PR. 

No Rio Grande do Sul nesta segunda, 01, às áreas de chuva permanecerão atuando, sobretudo na Metade Norte, com o ingresso de uma nova massa de ar frio nas demais regiões.

Na terça, 2,  e quarta-feira, 3, a presença do ar frio e seco afastará a nebulosidade e manterá as temperaturas baixas, principalmente na Metade Sul, com possibilidade de formação de geadas na Campanha e no Extremo Sul.

Os valores previstos deverão oscilar entre 15 e 35 mm na Campanha e na Zona Sul. Na Metade Norte, os totais deverão variar entre 50 e 80 mm na maioria dos municípios, podendo superar 100 mm nos Campos de Cima da Serra.