Geral

Ruraltec: Dia de Campo

Ocorreu na quarta-feira (27) tarde de troca de conhecimentos em Santo Augusto
Dia de Campo da Ruraltec contou com trocas de experiências e novos conhecimentos

Ocorreu na tarde de quarta-feira (27) o Dia de Campo da Ruraltec na Propriedade Rural de Nicolau e Paulo Rogério Sapiezinski. No mercado há 6 anos, a Ruraltec tem se expandido e hoje atua em: Santo Augusto, Coronel Bicaco, Chiapetta, São Martinho, São Valério do Sul, Inhacorá, São Borja, Itaquí e Nova Ramada. Formada por profissionais técnicos , a empresa recebeu as obtentoras que desenvolvem cultivares de soja e também profissionais nas áreas de fertilizantes quimicos e foliares. Mais de 200 pessoas participaram da tarde de conhecimento.

“Esse dia é muito importante pois o produtor pode visualizar a campo a importância das novas cultivares de soja e com isso consegue avaliar os melhores materiais, levar para sua propriedade e adquirir variedades com mais caixa produtiva e com aumento de rentabilidade para a propriedade. As tecnologias mudam de um ano para o outro e por isso o produtor deve estar atento para buscar esses conhecimentos em dias de campo e palestras, nós preparamos esse encontro especialmente para nossos amigos e parceiros pois é de grande valia cada minuto desta tarde. Queremos que nossos parceiro cresçam!”, lembrou o sócio proprietário da Ruraltec Adenilson Schio.

Já o proprietário da área onde ocorreu o Dia de Campo Ruraltec, Paulo Rogério Sapiezinki destacou a questão do dólar e a importância de saber o que está se utilizando no manejo:

“Nós, como produtores, emprestamos a nossa propriedade para que outros agricultores tenham crescimento da parte intelectual e cada vez aprendam mais sobre suas culturas. Não vale apenas aumentar a produção e não ter lucratividade. O custo do dólar tem subido a cada ano e depois o dólar baixa e os insumos não acompanham esta baixa. É muito importante saber o que está utilizando no manejo, os produtos utilizados, como por exemplo os fertilizantes que hoje estão bem específicos, para que isso resulte em lucros na lavoura. Esse dia é muito especial para o crescimento pessoal e profissional dos produtores”.

Confira a seguir a palavra dos fornecedores:

“Trazemos hoje dois lançamentos: a exclusividade do Synflex e um novo produto que é o Vorax, primeiro biofertilizante registrado no Ministério da Agricultura. SynFlex ® é um protetor biológico para inoculantes, que oferece dois tipos de proteção para as bactérias, proteção física e proteção osmótica. Nossos trabalhos demonstraram uma recuperação de células viáveis de Bradyrhizobium em sementes de soja, até 7x maior do que no tratamento apenas com o inoculante líquido, mesmo na presença de agroquímicos e fertilizantes no tratamento. Já o Vorax Vorax fornece para as plantas uma complexa mistura de compostos orgânicos, em especial vários aminoácidos, entre os quais o ácido L-glutâmico. Essa composição permite a obtenção de uma solução com alta estabilidade e que proporciona efeitos bioestimulantes nas culturas indicadas”.

Osmar Loma, Gerente Regional do Rio Geande do Sul da Microquímica, empresa especializada em nutrição vegetal que atua há 44 anos no mercado e traz soluções ao produtor de incremento de produtividade.

“Hoje nós temos o 53i54, que é o atual campeão nacional da máxima produtividade com 127 sacas por hectare. Temos a 59i58 que é um produto que paga a conta, tem estabilidade. E também trazemos 57i52, um lançamento, um produto com arquitetura moderna com engalhamento que torna os manejos mais fáceis, esse é o único produto do mercado de ciclo médio com teto produtivo capaz de competir com 53i54 que é a atual campeã de produtividade”.

Cristian Pirolli, Coordenador Comercial Donmario no RS e Oeste de SC

“Esses dias de campo são muito importantes para colocar as cultivares na região que o produtor planta e analisar os verdadeiros resultados. Hoje falaremos um pouquinho do que nós fizemos na sementeira Costabeber, sobre qualidade e os principais danos que ocasionam uma semente de má qualidade”.

Diovane Dalabrida, aréa comercial das Sementes Costbeber

“Hoje aqui no campo nós temos 4 materiais, dois que já estão há um certo tempo no mercado que seria raio e lança – dois materiais consolidados, muito bem adaptados e entregando uma caixa produtiva bem alta. Há também outros dois lançamentos: Brasmax Delta e Brasmax Zeus que são destaques no mercado. Falaremos também sobre a importância da adaptação na Região Celeiro”.

Douglas, Gerente Comercial da Brasmax

“Estamos expondo quatro cultivares aqui hoje. Nós escolhemos o que julgamos ser melhor dentro do nosso posicionamento para a Região Celeiro. Nos dias de campo procuramos resumir para o produtor conseguir mais foco e atender suas necessidades locais. Hoje trazemos um lançamento, a cultivar nova: 5258, também algumas cultivares que são bastante plantadas na região”.

Luis Fernando Schuch, Engenheiro Agrônomo e Representante Comercial da Nidera

“Em parceira com os nossos canais na região - a Ruraltec e a Coopesa- temos como objetivo fomentar nossas linhas de produtos que são fertilizantes sólidos. Hoje estamos focando na Linha Premium Max – Adubação de Base e também nas linhas de cobertura para a cultura do milho, trigo e gramíneas em geral”.

Gustavo Sima Auler, Supervisor Comercial na Região Noroeste pela Unifertil

“Esse dia é muito especial pois podemos mostrar nossos conhecimentos para os produtores da Região Celeiro, o que produzimos no condomínio formado pela nossa associação de produtores de Ajuricaba”.

Darci Antônio Lorenzon, Engenheiro Agrônomo responsável pela produção de sementes do CRAT