MENU
Terça-feira, 22 de Setembro de 2020

Mitos e verdades sobre amamentação

Mitos e verdades sobre amamentação

Compartilhe

No mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno, nada mais justo do que falarmos sobre mitos e verdades sobre a amamentação.
São muitas as opiniões carregadas de boas intenções mas que, muitas vezes, podem trazer preocupações desnecessárias a esse momento tão peculiar, seguem algumas dicas sobre o leite materno, a alimentação e a hidratação da lactante no período da amamentação:
Meu leite é fraco? NÃO existe leite fraco! O Leite Materno é o alimento completo para alimentar o bebê exclusivamente até os 6 meses de idade. O choro do bebê nem sempre está relacionado a fome e bebês mamam muitas vezes durante o dia pois o leite materno é de fácil digestão, o que torna as mamadas mais frequentes.
Preciso restringir alimentos durante a amamentação? Não é necessário restringir a alimentação, ou seja, coma conforme você estava habituada a comer, dê preferência a alimentos nutritivos, não fique sem se alimentar por um longo período de tempo e procure um profissional da área caso sinta necessidade de acompanhamento. A restrição alimenta só é necessário em situações específicas.
Preciso tomar “Y” litros de água durante o dia? Não é obrigatório forçar “Y” litros de água por dia. Tome água para manter-se hidratada, quando estiver com sede e preste atenção à coloração da sua urina, se estiver com coloração clara, certamente você está bem hidratada. Procure deixar garrafinhas de água espalhada pela casa para não esquecer de ingerir o volume adequado, é importante lembrar que a produção não está diretamente relacionada a quantidade de água ingerida, mas sim, por inúmeros fatores a como: a frequência e a qualidade das mamadas do seu bebê.
É importante atentar a todos os palpites ou orientações que limitem demasiadamente o que você deseja fazer durante a amamentação. Na dúvida, procure um profissional qualificado para te auxiliar nesse momento! A amamentação não precisa ser um período de abnegação.
São muitas as dúvidas, dificuldades e obstáculos durante a amamentação na vida real, por isso, é necessário preparação com profissionais capacitados através de informações de qualidade.

error: Content is protected !!