MENU
ESTAMOS AO VIVO

NO AR: Programa 1

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020

Ingresso para graduação do IFFar será pela nota do Enem

Ingresso para graduação do IFFar será pela nota do Enem

Compartilhe

Candidatos e candidatas poderão optar pelas notas de exames realizados entre 2009 e 2020. Cronograma da seleção ainda será definido
A forma de ingresso nos cursos de graduação para o processo seletivo 2021 foi a votação pelo Conselho Superior do IFFar na reunião realizada na terça-feira (20). Com a maioria dos votos, definiu-se a utilização de sistema próprio em que candidatos e candidatas podem optar por uma das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado entre 2009 e 2020. Esse formato já foi adotado no processo seletivo anterior (2020).
A decisão foi tomada após análise comparativa dos dados apresentados pela Comissão Permanente de Processos Seletivos sobre as últimas seleções. Em especial, dos processos de 2018, quando o IFFar utilizou o SiSU, e de 2020, quando o ingresso na graduação se deu por meio do sistema próprio, em que estudantes poderiam se inscrever com as notas do Enem de exames realizados entre 2009 e 2019.
O cronograma do processo ainda não está definido.
Sobre os cursos de graduação
Os cursos superiores de graduação são destinados a pessoas que já concluíram o ensino médio. Podem ser de três tipos:
• Tecnologia – os cursos de tecnologia ou graduações tecnológicas têm como foco a formação especializada para o mercado de trabalho. A carga horária total (média de 3 anos) é menor em relação a bacharelados e licenciaturas, podendo variar conforme o curso escolhido.
• Bacharelado – os cursos de bacharelado proporcionam habilitação profissional por meio da sólida formação téorica e prática. A duração varia de acordo com o curso, que pode ser de 4 a 6 anos.
• Licenciatura – os cursos de Licenciatura habilitam para o exercício da docência na Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em instituições públicas ou privadas. Os cursos têm duração média de 4 anos.
Os cursos de graduação existentes nos campi do IFFar estão listados na página do guia de cursos. Contudo, a oferta pode variar a cada seleção. Para a lista definitiva, é preciso aguardar a publicação do edital do processo seletivo 2021.

 

Fonte: Secom

error: Content is protected !!