MENU
Terça-feira, 19 de Outubro de 2021

Hoje, dia de São Bruno, fundador da Ordem dos Cartuxos

Hoje, dia de São Bruno, fundador da Ordem dos Cartuxos

Compartilhe

Neste dia 6 de outubro, é comemorado anualmente o Dia de São Bruno, esta data é celebrada principalmente pela comunidade cristã católica. São Bruno é considerado o fundador da Ordem dos Cartuxos, em 15 de novembro de 1084, nos Alpes Franceses.
No Brasil existe também um mosteiro da Ordem, na zona rural, na localidade de Três Mártires em Ivorá, Rio Grande do Sul, que foi criado em 1984. Tem espaço para aproximadamente 30 pessoas, incluindo padres do claustro e irmãos leigos.
O mundo dos Cartuxos é uma das mais antigas organizações da igreja católica. Eles vivem em silêncio absoluto, em busca da face de Deus, para isso, abdicaram de sua família, identidade, país e até de algum registro de individualidade após a morte. O mundo dos cartuxos é de reclusão e de vida contemplativa. Uma vez vencido o longo processo de se tornar monge, raramente saem do mosteiro, as visitas são restritas, e podem sair por motivos de saúde ou para regularização de documentos na Policia Federal, já que o mosteiro tem monges de outros países.
As celas de cada um dos monges é composta por uma cama, mesa, cadeira, estante, oratório, um banheiro com chuveiro e pia, um armário embutido e um aquecedor a lenha com chaminé.
Há duas modalidades de monges no Mosteiro: existem monges padres que são encarregados dos ritos e trabalhos na Igreja, esses permanecem aproximadamente 20 horas em suas celas.
O outro tipo de monge são os “irmãos” que cuidam da horta, dos jardins, das videiras e trabalham nas oficinas de madeira, costuram, que ficam localizados fora do limite do claustro.
Durante a semana, os cartuxos reúnem-se só três vezes ao dia para os ofícios na igreja conventual, aos domingos e nas solenidades, há mais reuniões.
Apesar do isolamento, os cartuxos não são completamente ermitões. Suas vidas, são regidas metodicamente pela liturgia e tarefas, têm duas dimensões, uma ativa e outra contemplativa. Além das horas solitárias, também têm atividades comunitárias: a missa, o longo ofício noturno, a recreação e o passeio semanal na região do entorno do mosteiro.

error: Content is protected !!