MENU
ESTAMOS AO VIVO

NO AR: Programa 2

Domingo, 13 de Junho de 2021

Governador autoriza abertura do comércio pode abrir neste sábado

Governador autoriza abertura do comércio pode abrir neste sábado

Compartilhe

O governador Eduardo Leite autorizou a abertura do comércio tido como não essencial neste sábado, 03 de abril, o qual inclui lojas e restaurantes. Não é permitido, no entanto, o funcionamento nesta Sexta-feira Santa, que é feriado.

– De certa forma, será a troca da sexta pelo sábado. Importante dizer que essa será uma abertura pontual, seguindo os protocolos de segurança sanitária. Apesar da leve melhora dos últimos dias, ainda estamos na bandeira preta e o risco é elevadíssimo  – diz o governador.

Segundo informações, no sábado, o limite de funcionamento será 20h. Serão seguidas as regras que valem para os dias de semana, diz o governador, o que contempla lojas e restaurantes.

Na Região, a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) e algumas prefeituras chegaram a enviar ofícios ao governador solicitando a abertura do comércio na data em questão.

A decisão acaba por ainda estimular as vendas de Páscoa. Pela regra até então da bandeira preta, mesmo em cogestão, o comércio chamado de não essencial não poderia abrir aos sábados até o dia 4 de abril, o que gera a expectativa de novas decisões nos próximos dias. Ainda mais pelo fato de que o governador salientou que foi uma decisão pontual abrir as lojas neste sábado. Em tempo, domingo também ainda não tem autorização para funcionamento.

–  Também decidimos que as restrições especiais de horário para todas as atividades entre 20h e 5h serão prorrogadas até o dia 9 de abril. Elas terminariam no domingo, dia 4 de abril, mas entendemos que ainda precisamos de um pouco mais de rigor e esforço por alguns dias, para não afetar a trajetória recente de leve recuperação – acrescenta o governador.

Situação da pandemia

O cenário da pandemia que embasou a decisão do gabinete de crise mostra redução na ocupação de leitos clínicos, após atingir o pico de 6.229 pacientes confirmados e suspeitos de covid-19 em 12 de março. No momento, há 4.391 internados. No entanto, a ocupação em leitos de UTI ainda está acima dos 100%. Ainda segundo o governo, o total de pacientes confirmados e suspeitos em UTI apresenta estabilidade desde o dia 15 de março, quando atingiu o maior pico de taxa de ocupação 110,3% e 2.732 internados, e atualmente está em 2.620 pacientes em UTIs.

Fonte: Gaúcha ZH

error: Content is protected !!