MENU
Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020

Dias de clima primaveril estimularam as colmeias

Dias de clima primaveril estimularam as colmeias

Compartilhe

Algo em torno de 60 mil espécies vegetais, aí inclusas as de valor econômico, de alguma forma dependem da polinização direta ou cruzada. Neste complexo, a abelha melífera exerce papel vital, por representar o mais importante agente polinizador que se conhece. Plantas, como macieira, somente produzem frutos se houver intenso trânsito do inseto sobre suas flores. Aliás, a macieira é altamente dependente. Não há formação de frutos na ausência da polinização. Outro exemplo, o valor polinizante das abelhas sobre a soja pode implicar em 50% a mais de grãos, revelam experientes observadores. Então, como cultura de importante posição na economia, pode responder substancialmente quando submetida a ampla polinização.
Nos últimos tempos, seguidamente ocorreram noticias acerca do sumiço de enxames inteiros de abelhas melíferas. Elas simplesmente deixam tudo e somem sem deixar vestígios, integrando biólogo e apicultores. Por outro lado, quando não ocorre o abandono da colmeia, nela enxames morrem, fenômeno agora atribuída à má aplicação de agrotóxicos. Consequência: quanto menos abelhas na biodiversidade, tanto maior o indicio de colapso na produção de grãos e frutas.
No Rio Grande do Sul, os dias ensolarados e associados à temperatura amena nas pretéritas semanas, estimulou as abelhas à procura de néctar e pólen. Constatações, segundo o Informativo Conjuntural da EMATER/RS, indicam que o inicio da floração de algumas espécies, como cítricos, pitangueiras, pessegueiros e outras, além do eucalipto, provocou movimento dos enxames. A situação impele o apicultor a atentar ao manejo, como limpeza da colmeia e substituição de cera alvelada.
Polinização
Para Abílio Steiner, sócio-fundador da Associação de Apicultores da Região Celeiro (APICELEIRO), seu secretário e presidente em distintos períodos, assíduo participante de congresso e seminários sobre apicultura nacional, a polinização representa um dos mais importantes estágios na natureza. “A polinização é um fator de importância decisiva para a produção de frutos e sementes. Se ampla, resulta em maior número de frutos e grãos, tudo em maior qualidade. Então, se este é o objetivo da produção agrícola, não se pode dissociar a polinização e não atribuir baixos resultados somente a fatores climáticos, doenças ou práticas inadequadas”, observa.
O ambientalista sublinha que “quando melhor compreendemos o que estamos fazendo com o ecossistema, melhores serão as possibilidades de um manejo inteligente do mundo e da manutenção da qualidade de vida. Portanto, precisamos entender o que estamos fazendo, inclusive com os agentes da polinização”.

error: Content is protected !!