MENU
Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020

Delegado dá dicas de segurança digital

Delegado dá dicas de segurança digital

Compartilhe

Após o registro de alguns casos de clonagem do aplicativo de conversas whatsapp, o Delegado de Polícia, William Garcez, divulgou algumas dicas de evitar essa prática que está sendo utilizada por criminosos em todo o país.
Como se proteger da clonagem de whatsapp?
– Não passe informações pessoais (dados) para perfis duvidosos.
-Não deixe seu número de telefone visível nas redes sociais.
– Jamais passe o código de seis números a quem quer que seja.
– Ative a verificação de duas etapas do aplicativo.
– Não deixe o whatsapp web ativado (logado) em computadores.
– Evite clicar em links sem que tenha certeza da autenticidade.

CLONAGEM DE WHATSAPP:
É um golpe que vem sendo aplicado em todo o país, onde criminosos clonam o whatsapp da vítima. Ainda que existam formas tecnológicas e de maior complexidade para essa prática criminosa, como, por exemplo, por meio do SIM swap, onde há a clonagem do chip do celular (nesse caso a vítima praticamente não tem defesa, pois o golpe conta com a ajuda de funcionários da empresa de telefonia), a forma mais simples é mediante o repasse do código de seis números (código de autenticação) ao criminoso pela própria vítima.
Como funciona o golpe: Nesse caso, após conseguir o número de telefone da vítima nas redes sociais, sites de anúncios ou qualquer outra forma, o bandido entra em contato com a vítima, tendo como pretexto do contato uma história fantasia (geralmente relacionado a um anúncio de venda na internet ou necessidade de confirmação de dados), com objetivo de obter o código de seis dígitos. Após “enrolar” a vítima, o criminoso solicita a confirmação de um número de verificação que será enviado via SMS. Essa solicitação pode ser feita por whatsapps ou por telefonema. Esse número solicitado pelo criminoso é o que permite o uso do whatsapp da vítima em outro aparelho. Essa informação é essencial para o golpe, pois é necessária para concluir a autenticação da conta em outro celular. O criminoso não consegue clonar o whatsapp da vítima sem essa informação. Esse golpe se configura, portanto, com a colaboração da vítima, que, enganada, informa ao criminoso o número de seis dígitos (código de autenticação).
Objetivo do criminoso: Em regra, é pedir dinheiro para os contatos em nome da vítima.
Como recuperar meu whatsapp: Desinstale o aplicativo e instale novamente. Assim, você receberá um código de autenticação por SMS (código de seis números), conferindo nova autenticação do seu whatsapp.

error: Content is protected !!