MENU
ESTAMOS AO VIVO

NO AR: Programa 1

Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020

Coronel Bicaco: Secretaria de Meio Ambiente promove campanha de conscientização

Coronel Bicaco: Secretaria de Meio Ambiente promove campanha de conscientização

Compartilhe

A Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com as entidades integrantes do Conselho Municipal de Proteção Ambiental (COMPAM), com o objetivo de alertar e conscientizar a população, para que não pratiquem podas drásticas na arborização urbana, está promovendo a campanha “Cuide das Nossas Árvores”.
Considerando que a poda da arborização é uma prática utilizada por muitas pessoas nesta época do ano, a campanha visa esclarecer que, além de ser uma prática condenável do ponto de vista legal, a poda na maioria das vezes é um ato desnecessário que prejudica a arborização, empobrecendo-a nos aspectos visuais e de sanidade da planta.
A justificativa de que a queda das folhas é o motivo da poda, é insuficiente, pois trata-se de um evento temporário. A mesma árvore que perde a folha no outono, trará a disputada sombra na primavera e no verão. A proibição da poda drástica está prevista na Lei Federal nº 9.605/98. Art. 49 e na Lei Municipal nº 1.403/2000, Art. 53. cujas multas previstas vão de R$ 100,00 a R$ 1mil/árvore.
Esclarece-se, entretanto, que as necessidades reais de poda ou supressão de árvores, por questões de danos ao patrimônio público ou particular, segurança, acesso ou trânsito de pessoas e veículos, construções, etc, podem ser autorizadas, bastando o interessado comparecer ao Órgão Ambiental para abertura de processo e posterior autorização.
Outras ações vinculadas a arborização urbana serão lançadas nos próximos dias, como a oferta de mudas de árvores para plantio por parte dos interessados.

error: Content is protected !!