MENU
ESTAMOS AO VIVO

NO AR: Programa 2

Domingo, 25 de Julho de 2021

Coronel Bicaco irá investigar possível atuação de variante da Covid-19 no município

DCIM100MEDIADJI_0020.JPG

Coronel Bicaco irá investigar possível atuação de variante da Covid-19 no município

Compartilhe

Coronel Bicaco foi um dos primeiros municípios da Região Celeiro a registrar casos de contaminação pelo novo coronavíris a cerca de um ano. No último mês, o município viu os números aumentarem de forma significativa, beirando os 200 casos ativos da doença. Ainda nessa semana, o vírus chegou a fazer quatro vítimas em um só dia. Ao todo, 18 pessoas já faleceram em função de complicações causadas pela doença.

Diante disso, o prefeito de Coronel Bicaco, Jurandir da Silva, realizou uma reunião de emergência através de videoconferência com a Coordenadoria Regional de Saúde para avaliar a situação e saber quais atitudes poderiam ser tomadas, na intenção de diagnosticar a circulação de uma possível variante da doença no território bicaquense. Segundo informações, além do gestor público, participaram da reunião o Dr. Aluísio Neutzling, a Secretária Municipal de Saúde, o Coordenador da Equipe Municipal de Enfermagem, representantes da Coordenadoria Regional de Saúde de Palmeira das Missões e a representante da Secretaria Estadual de Saúde de Porto Alegre.

De acordo com informações, cinco amostras de pacientes que tiveram o seu quadro de saúde agravados serão enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) e posterior a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) para analise da Genotipagem, um exame que avalia a estrutura genética do vírus. Ainda não é possível saber quando estes ficarão prontos.

O prefeito Jurandir afirmou que espera que estes resultados cheguem ao município o mais breve possível. “Nos preocupamos muito em das as condições necessárias para que os nossos profissionais possam atuar da melhor maneira possível. Precisamos do resultado desses exames para ter noção com que estamos lidando, se precisamos alterar algum protocolo, para saber quais medidas tomar”, ponderou. O gestor também manifestou preocupação com os municípios vizinhos. “Até para alertar os municípios vizinhos”, concluiu.

Confira mais detalhes no Jornal O Celeiro dessa semana.

error: Content is protected !!