MENU
ESTAMOS AO VIVO

NO AR: Programa 2

Domingo, 13 de Junho de 2021

Como medida de combate ao novo coronavírus, Santo Augusto terá toque de recolher

Como medida de combate ao novo coronavírus, Santo Augusto terá toque de recolher

Compartilhe

Uma coletiva de imprensa realiza na manhã desta sexta-feira, 21 de maio, anunciou a publicação de um novo decreto com medidas mais rígidas, na tentativa de frear o aumento de casos de Covid-19 em Santo Augusto. As novas medidas irão vigorar pelos próximos 15 dias.

Entre as medidas anunciadas, está a adoção do toque de recolher das 23h às 5h. De acordo com informações, aglomerações e o consumo de bebida alcoólica em via pública estão proibidas. A fiscalização também será ampliada. “São atitudes que temos que tomar em função do aumento dos casos”, destacou a prefeita Lilian Fontoura Depiere. Quem for flagrado cometendo estas irregularidades poderá ser multado em cerca de R$ 93,00, e em caso de reincidência o valor dobra.

O delegado da Policial Civil, de Santo Augusto, William Garcez, que também estava na coletiva, pediu o apoio da comunidade com relação as denúncias e garantiu que as multas serão aplicadas, além de mais penalizações judiciárias. “Qualquer pessoa que descumprir as medidas será atuada com aplicação de multa, além de ser denunciada criminalmente. A comunidade pode nos ajudar fotografando ou filmando as aglomerações. A denúncia pode ser feita de forma anônima”, destacou.

O Tenente Dias, da Brigada Militar, divulgou que há uma busca por mais efetivo, a fim de intensificar as fiscalizações. “Quem for flagrado desrespeitando o decreto será encaminhado ao poder judiciário”, garantiu.

Entretanto, há exceções quanto a circulação de pessoas nestes horários: profissionais da área da saúde, da área de segurança pública, do conselho tutelar, autoridades públicas, assistente social, profissional de táxi e transporte de passageiros, além daqueles que trabalham com tele-entrega ou funcionários do período noturno, que poderão circular, desde que comprovem a ocupação.

Conforme a secretária de saúde, Carolina Vieira, acredita-se que o número de casos tenha se elevado em função do aumento de circulação de pessoas durante o dia das mães. “Foram muitas reuniões familiares. Se com estas medidas os números não reduzirem, teremos de tomar novas atitudes”, disse. Ela ainda garantiu que a fiscalização irá atuar rigorosamente e também destacou a dificuldade dos trabalhos das equipes de fiscalização. “Insultam, ameaçam os nossos fiscais. Por isso, dessa vez, pedimos o apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil. É importantíssimo que essas medidas sejam cumpridas nesse momento”, concluiu.

Todos os detalhes constarão no Decreto Executivo que será publicado ainda na tarde de hoje.

AUMENTO DE CASOS

Santo Augusto viu o seu número de casos ativos de Covid-19 passar de 27 (números do dia 12 de maio) para 85 (boletim de quinta-feira, 20 de maio). Em menos de uma semana, os casos mais que dobraram no município. Só no dia de ontem, 26 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Além de aumento no número de internações. Ao todo, 12 pacientes estão hospitalizados, sendo dois deles em hospitais da região.

error: Content is protected !!