MENU
ESTAMOS AO VIVO

NO AR: Programa 1

Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020

Chiapetta em destaque no cenário estadual

Chiapetta em destaque no cenário estadual

Compartilhe

Na próxima quinta-feira, 06, e sexta-feira, 07, Chiapetta será palco de um dos maiores eventos agrícolas do Estado – a 9ª abertura da colheita do milho no Estado do Rio Grande do Sul. A colheita simbólica das primeiras espigas do cereal será feita na localidade Monte Alvão, sede da Chiapeta Empresa Agrícola. O evento é organizado anualmente pela Associação dos Produtores de Milho do RS (Abramilho), Associação dos produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho) e parceiros, e tem como objetivo reforçar a importância da cultura para o Estado. Além de autoridades locais e estaduais, a expectativa é de que mais 1 mil pessoas ligadas ao setor agrícola estejam presentes.
Na quinta-feira, haverá uma palestra com o ex-ministro da agricultura e atual presidente da Abramilho, Alysson Paolinelli. Segundo informações, ele fará uma apresentação relacionada a evolução da produção de milho no Brasil e como o País saiu da posição de importador para exportador do cereal, destacando a importância da adoção de tecnologias nesse processo. Após, haverá uma palestra sobre armazenagem de grãos, com o Engenheiro Agrônomo, Ricardo Martins.
A abertura oficial da colheita está prevista para às 08 horas de sexta-feira, 07. Além da programação oficial, que consiste na colheita das primeiras espigas do cereal, também haverá a visita a estandes dos apoiadores e unidades de armazenamento.

Assinatura de decreto

Durante a programação de sexta-feira, 07, o Governador, Eduardo Leite, aproveitará a oportunidade para assinar o decreto que cria o Programa de Incentivo à Produção de Milho no Rio Grande do Sul (Pró-Milho/RS). A intenção é incentivar o plantio de milho e elevação da qualidade do grão. Segundo informações, o projeto foi criado durante 2019, em conjunto com a secretaria de agricultura, representantes da produção de milho, suínos, aves, cerealistas e produtores rurais.
Para o Presidente da Apromilho, Ricardo Menegethi, a iniciativa vem para somar e pode significar o aumento nos números de produção. “É um programa que enxergou as dificuldades dos produtores e as necessidades da indústria, e tentou minimizar alguns gargalos que tínhamos até então. Queremos tentar solucionar pelo menos parte desses problemas, e incentivar ao produtor de soja, a plantar milho também. Fazer o que era feito antigamente, com as boas práticas agrícolas, com a rotação de culturas, que o produtor tem deixado por razões econômicas” justificou.

Confira a reportagem completa no Jornal O Celeiro deste final de semana.Produção de milho da Empresa Agrícola Chiapetta, local onde acontecerá o evento de abertura

Tags de Resumo: , , , , , ,
error: Content is protected !!