MENU
ESTAMOS AO VIVO

NO AR: Programa 1

Terça-feira, 24 de Novembro de 2020

Casos de coronavírus aumentam na Região Celeiro

Uso de máscaras faciais passou a ser obrigatório em Coronel Bicaco

Casos de coronavírus aumentam na Região Celeiro

Compartilhe

Até o começo da tarde de domingo, 26, a Região Celeiro ainda não apresentava nenhum caso de coronavírus. Nesta data, a Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Bicaco confirmou o primeiro paciente contaminado por Covid-19. Ao longo da semana, outros seis casos foram confirmados, sendo quatro em Três Passos, um em Crissiumal e outro em Esperança do Sul. Ainda há um caso de uma mulher de Derrubadas, porém, a paciente encontra-se em outro Estado.
Coronel Bicaco
O 1° caso registrado da região é de Coronel Bicaco. Segundo informações, o homem fez a coleta para o vírus Sars-Cov-2 na madrugada de sexta-feira, 24, e o resultado divulgado no domingo, 26. O homem de 60 anos, procurou atendimento no Hospital Santo Antônio de Pádua, onde permanece internado em um quarto de isolamento, com um quadro estável e sem a necessidade de respiração mecânica.
Com a confirmação do caso, a administração municipal decretou medidas mais drásticas na intenção de evitar novas contaminações, entre elas o uso de máscaras facial em todo o território e vendas pelo sistema “pague e leve”.
A grande dúvida é quanto a origem da contaminação, a qual ainda não foi identificada, tendo em vista que o paciente não viajou, nem recebeu visitas nos últimos dias. A partir disso, acredita-se que exista mais casos, assintomáticos, caracterizando contaminação comunitária (quando não há possibilidade de identificação da origem). Cerca de 50 pessoas foram colocadas em isolamento.
Três Passos
O município de Três Passos registrou o 4° caso de contaminação por coronavírus na tarde de quinta-feira, 30. Segundo informações, trata-se de um homem de 30 anos, que está em isolamento domiciliar. Familiares deste paciente também foram colocados em isolamento, devendo cumprir quarentena de pelo menos 14 dias.
Dois dos primeiros casos confirmados são do mesmo núcleo familiar, sendo um de 59 e outro de 48 anos. Os pacientes tiveram contato com outro morador, também do sexo masculino, de 70 anos, que esteve em Estrela no feriado de Páscoa, e testou positivo para Covid-19. Um dos pacientes está hospitalizado. Os demais encontram-se em isolamento domiciliar. Com isso, registrou-se que cerca de 200 pessoas tiveram contato direto com estes casos e foram orientadas ao isolamento familiar.
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos, na quinta-feira, 30, registrou 577 atendimentos na Unidade Sentinela, até a última terça-feira erram 229. O aumento de 348 atendimentos deu-se nos últimos dois dias. Até o momento, 32 casos tiveram de fazer coleta de exame em Três Passos, sendo que 18 casos já deram negativo e foram descartados, dez casos aguardam confirmação.
Esperança do Sul
Uma mulher residente em Esperança do Sul testou positivo para coronavírus na tarde de quinta-feira, 30. Segundo informações, este é o primeiro caso confirmado do município. A paciente teve contato com pessoas infectadas em Três Passos. Ela e os familiares foram orientadas ao isolamento social. Um contraprova deve ser feita.
Crissiumal
O município de Crissimal também confirmou o seu 1° caso de Covid-19. Trata-se de um homem, que não teve a idade divulgada, que se encontra em isolamento em casa. Pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitorados. De acordo com informações, o paciente foi diagnosticado pela rede privada e está sendo acompanhado pela Unidade Básica de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população mantenha todos os cuidados já repassados e que procure atendimento apenas ao apresentar sintomas.
Derrubadas
Uma mulher de 21 anos, natural de Tunápolis (SC), que reside em Dois Marcos, interior de Derrubadas, trabalha na JBS em Itapiranga e se desloca diariamente de ônibus com trabalhadores de Dois Marcos e da Linha Lebre para a cidade catarinense para trabalhar, testou positivo para a COVID-19 no último dia 26.
Segundo informações, um mapeamento está sendo feito para identificar as pessoas com que a paciente teve contato. Familiares foram orientados ao isolamento social, para evitar a propagação do vírus. A administração municipal está tomando todas as medidas necessárias.

OBSERVAÇÃO: Na edição impressa do jornal O Celeiro o destaque são os números de casos de coronavírus confirmados na Região. Até o fechamento da edição, haviam apenas quatro casos confirmados, os demais testaram positivo após o nosso período de encerramento. Confira mais detalhes sobre os casos de Coronel Bicaco e Três Passos.

error: Content is protected !!