MENU
Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020

Atenção especial para a saúde da mulher

Renata Sabrina Seibel, Fisioterapeuta pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI. Licenciada em Low Pressure Fitness (LPF), técnica da barriga negativa. Instrutora de Pilates com Formação Completa em Pilates, Solo, Bola e Aparelhos. Fisioterapeuta atuante em saúde da mulher na Clínica Carmo. CREFITO 5: 271499-F

Atenção especial para a saúde da mulher

Compartilhe

“Meu propósito é te ajudar a encontrar sua melhor versão como mulher. Quero te auxiliar no autocuidado, autoconhecimento e empoderamento”

A saúde feminina exige diversos cuidados, seja com o cabelo, pele ou o corpo. Porém, não menos importante, a saúde íntima também merece atenção. Evite comprometer a saúde do seu corpo apenas por negligência, dúvidas ou tabus.

Perder urina nunca é normal
Por mais ser comum, não é algo normal. A perda involuntária de xixi pode e deve ser tratada. A incontinência urinária (IU) acomete milhões de pessoas de todas as idades, principalmente mulheres, ocasionando diversas consequências físicas, econômicas, psicológicas e sociais que impactam de forma negativa na qualidade de vida das mulheres. Isso ocorre principalmente pela fraqueza dos músculos íntimos, por isso é tão importante fortalecer toda a região íntima e ter coordenação para contrair e relaxar. Assim como trabalhamos os demais músculos do corpo, também precisamos trabalhar o nosso assoalho pélvico.

O que é assoalho pélvico?
É uma estrutura formada por músculos, ligamentos e fáscia que formam uma rede de sustentação para os órgãos pélvicos (bexiga, reto, útero, intestino) e do bebê durante a gestação. Se essa estrutura apresentar alguma alteração devido a fatores como gestação, idade, procedimento cirúrgico, parto ou menopausa, há possibilidade do aparecimento de disfunções como incontinência urinária/fecal, prolapso de órgãos, dor durante a relação sexual, dor pélvica crônica, entre outros.

Novas técnicas

A Low Pressure Fitness (LPF) é um sistema de treino baseado na técnica hipopressiva. Trata-se de um programa de exercícios físicos com a manobra de aspiração diafragmática (vácuo abdominal) vai reposicionar os órgãos internos e ativar os músculos abdominais profundos , principalmente o transverso abdominal. Ou seja, o LPF vai melhorar o tônus destes músculos. Com a ativação correta da musculatura profunda e a sucção abdominal em apneia expiratória, ocorre um trabalho do centro de força do corpo, de maneira muito eficiente, desta maneira diminuirá a circunferência abdominal, proporcionando resultados estéticos muito satisfatórios, além da descompressão dos órgãos internos e liberação das tensões miofasciais.

Já o Método Pilates é uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios capazes de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, o alinhamento postural e prevenir lesões. Consiste na execução de exercícios que se utilizam do peso corporal em sua execução, sendo em solo ou equipamentos. Por ser um exercício de baixo impacto é indicado para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

Você mulher, que precisa de adaptações para realizar atividades de vida diária, ligue o alerta. Você não deve se adaptar, seja com perda de xixi, absorventes diários, com dor na relação… Se precisa de adaptação é por que algo não está normal, não se acomode com adaptações. A fisioterapia é utilizada para reverter os casos mais leves e auxiliar no tratamento dos mais severos. Atuamos no tratamento e prevenção de disfunções pélvicas. Após realizarmos uma avaliação completa, elaboramos um plano de atendimentos de acordo com a sua necessidade. Para deixar bem claro: você não precisa ter alguma disfunção para recorrer aos serviços, nós atuamos intensamente na prevenção também.

 

error: Content is protected !!