MENU
Sábado, 16 de Outubro de 2021

Aapecan completa 16 anos de atuação

Aapecan Ijuí

Aapecan completa 16 anos de atuação

Compartilhe

Em 16 anos na prestação do serviço de acolhimento provisório institucional, assessoramento, e defesa e garantia de direitos, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) já atendeu mais de 20 mil usuários no Rio Grande do Sul. Considerada como uma Organização da Sociedade Civil (OSC), a instituição é referência no Terceiro Setor no Estado. A OSC oferece de forma gratuita apoio e orientação de acesso às políticas sociais para pessoas com diagnóstico de Câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O dia cinco de março de 2005 foi o marco inicial do trabalho da Aapecan em Caxias do Sul, quando foi criado, por um grupo de voluntários, o primeiro espaço.  Até hoje, já são 14 Unidades distribuídas em todas as regiões do RS: Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Ijuí, Uruguaiana, Passo Fundo, Lajeado, Pelotas, Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha, Camaquã, Bagé, incluindo a caxiense.

O diretor executivo e um dos fundadores, Paulo Vasques, destaca que o trabalho em equipe é fundamental para cumprir com a missão da instituição: “eu tive a iniciativa, porém o sucesso extraordinário da Aapecan é resultado de uma grande parceria da nossa equipe. Todos acreditaram que juntos poderíamos fazer essa transformação, fazer a diferença na vida de tantos usuários, e familiares, que já foram beneficiados e que estão sendo – e que serão – beneficiados pela Aapecan”, avalia ele.

Todo o trabalho realizado só é possível graças a sensibilidade e solidariedade de cada contribuinte, doador, voluntário, parceiros e colaboradores que acreditam na vida, ajudam a instituição a ir mais longe e a ressignificar nossos olhares frente ao Câncer.

Sobre os desafios no cenário atual, Paulo relata: “a nossa principal preocupação hoje é não deixar nenhum usuário sem acolhimento, dieta e suplementos, e kits de alimentação. Estamos nos reinventando nesta pandemia para que nenhum usuário fique sem apoio. Estamos focados, trabalhando junto com a coordenação, os técnicos, a comunicação, o telemarketing, a supervisão e os coordenadores, para continuarmos nossa missão”.

A direção leva em conta a ampliação das estruturas e projetos futuros para o crescimento no momento ideal. Das 14 Unidades, dez possuem Casa de Apoio, onde os usuários e familiares usufruem dos benefícios de segunda-feira à sexta-feira: hospedagem, alimentação, atendimento e orientações das equipes do Serviço Social, Psicológico e Jurídico.

A Associação busca sempre facilitar o processo de contribuição para quem apoia o trabalho da entidade e acredita na vida. Para isso, adotou-se o sistema de transferência Pix como mais um meio de doação. Em poucos cliques o doador pode fazer uma transação de forma segura utilizando apenas um celular com o aplicativo de seu banco. Com o novo sistema de transferência instantânea, é possível fazer uma contribuição para a Aapecan sem pagar taxas administrativas.

As Unidades de Ijuí e Uruguaiana têm suas gestões administrativas feitas em Santa Maria, por isso, para realizar uma doação para a Unidade de Ijuí, o usuário deve ir até a área destinada ao Pix no aplicativo do seu banco e informar o valor que deseja transferir e o CNPJ da Unidade de Santa Maria: 07.280.658/0004-96. Após conferir os dados, o utilizador pode confirmar sua operação, que vai auxiliar na continuação dos trabalhos da Unidade. Cada doação é remanejada para suas respectivas Unidades.

Na região, a Aapecan está presente em Ijuí, na Travessa Alvarenga Peixoto, nº 47, bairro São Paulo.

Para mais informações, contate: (55) 3333-0289, ou pelo e-mail [email protected]

 

Sobre a Aapecan

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atende, de forma gratuita, pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer. Desde a inauguração da primeira Unidade, em Caxias do Sul, e março de 2005, outras 13 já foram abertas no Estado do Rio Grande do Sul – dez delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros Municípios, quatro refeições diárias e, na maioria delas, deslocamento aos centros médicos. Nesses 16 anos, a Aapecan já atendeu mais de 20 mil pessoas que necessitam de amparo social e emocional durante o tratamento contra o Câncer, assim como seus familiares, acompanhantes e responsáveis.

error: Content is protected !!